terça-feira, dezembro 16, 2008

270 CADEIRAS DE RODAS SÃO DOADAS NO ESTADO PARA PESSOAS JÁ CADASTRADAS


Natal é a segunda cidade da região norte e nordeste do Brasil que recebe esta ação, que é uma parceria entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e várias entidades no Estado.

Esse mês de dezembro será marcado por uma ação de valor singular. Pela segunda vez na região norte e nordeste do Brasil, o programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doará 270 cadeiras de rodas na região. Todo o projeto é desenvolvido em parceria com várias entidades de portadores de deficiência física. São cinco tamanhos diferentes de cadeiras e tanto crianças como jovens e adultos serão contemplados. Uma maneira eficaz de inclusão social.

Entre 2004 e 2006, o programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo já doou cerca de 140 mil cadeiras de rodas. Mais de 65 países já foram atendidos, tais como Argentina, África, Uruguai, Rússia, México, Estados Unidos, Tonga e Chile, entre outros. No Brasil, até o final do ano, a liderança da Igreja tem como objetivo distribuir mais de duas mil. No país, as cidades de Florianópolis-SC, Bagé-RS, Dom Pedrito-RS, Santana do Livramento-RS, Barra do Piraí-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Fortaleza-CE, já participaram da ação e mais de 2500 cadeirantes foram beneficiados. Agora é a vez do Rio Grande do Norte, em Caicó foi dia 13/12, Mossoró será dia 17 de dezembro e no dia 20 de dezembro será em Natal, no CEFET às 10 horas.

Segundo pesquisas da Weelchair Foundation, existem ao redor do mundo de 100 a 130 milhões de pessoas que precisam de uma cadeira de rodas, mas não têm condições financeiras para comprá-las. No Brasil, cerca de 10% da população é deficiente física, destes, de 1% a 2% necessitam de cadeiras.

Pesquisas apontam que, de cada cadeira doada, cerca de, 10 pessoas se beneficiam de forma direta. Isto significa que, de 2003 até agora, a Igreja de Jesus Cristo, em parceria com diversas Instituições, ajudou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

Por Patrícia Guedes
Coordenadora do Projeto no Rio Grande do Norte


OBS DESTE BLOG: As cadeiras de rodas que serão doadas já têm destinação. Nos últimos meses foi feito um trabalho de pesquisa entre as diversas entidades assistenciais e de saúde no estado, assim como pessoas físicas da comunidade foram entrevistadas para que se encontrasse os futuros beneficiados. Mais de 95% das pessoas que serão favorecidas com as doações não são membros da Igreja. O espírito de nossa religião é esse: Servir como nos ensina o Salvador.