terça-feira, abril 24, 2007

Eleição dos Conselhos Tutelares de Natal em 29/04/07

Neste próximo domingo, dia 29 de abril, ocorrerá a eleição do Conselho Tutelar em Natal. São 4 Conselhos em Natal, e estes são órgãos públicos municipais de caráter autônomo e permanente, existente em regiões da cidade com função de zelar pelos direitos da infância e juventude.

Para Conselho Tutelar da Zona Norte, está concorrendo uma irmã da Igreja: Fabiana Carrera sob o número 36 (vemos ela na foto ao lado). Esta é uma oportunidade de votar em um membro ativo da Igreja para ocupar um cargo que terá influência direta nos cuidados com a infância e a juventude na Zona Norte.

No pleito do Conselho Tutelar da Zona Sul, a irmã Elizanila (mais conhecida por nós como Lisinha, membro da Igreja) nos enviou o curricullum de Rosana Soares que concorre sob o número 54 (foto à esquerda). Rosana que é Assistente Social e trabalhou em diversos programas voltados para a infância e Juventude, razão pela qual pode ser interessante cogitá-la neste pleito eletivo. Ela trabalhou no Programa Tributo à Criança (SME) (Estagiária – 2002/2003), Programa Nova Infância: Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente vítima de Abuso e Exploração Sexual (Estágio Curricular – 2003/2004), Programa Agente Jovem (SEMTAS) (Orientadora Social– 2004), Programa Canteiros Reconstituindo Vidas (SEMTAS) (Assistente Social – 2005/2006), Casa de Passagem II (SEMTAS) (Assistente Social – 2006/2007).

Enfim, este blog por razões cidadãs informa sobre estas duas ótimas candidatas para a eleição dos Conselhos Tutelares da Zona Norte e da Zona Sul. Todavia, em nome da democracia, dispomos abaixo a relação dos outros candidatos também, para que todos possam procurar saber sobre os demais caso desejem.

Nos links abaixo você encontra os arquivos em pdf com os nomes e números de todos os candidatos aos 4 Conselhos Tutelares de Natal, assim como os locais de votação.
Veja qual é o conselho de sua região e escolha em quem votar:
Lista de Candidatos por Conselho Tutelar de cada região

Lista dos Locais de Votação



Para saber mais sobre o que é um Conselho tutelar:

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, existente em regiões da cidade, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Quem são os Conselheiros Tutelares?

São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.

Conheça as principais atribuições do Conselho Tutelar

Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.
Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.
Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões.
Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a familia e tratamento especializado.
Assessorar a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e juventude.
Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. Incluir no programa de auxílio, orientação e tratamento de alcoólatras e toxicômanos.