
Para Conselho Tutelar da Zona Norte, está concorrendo uma irmã da Igreja: Fabiana Carrera sob o número 36 (vemos ela na foto ao lado). Esta é uma oportunidade de votar em um membro ativo da Igreja para ocupar um cargo que terá influência direta nos cuidados com a infância e a juventude na Zona Norte.

Enfim, este blog por razões cidadãs informa sobre estas duas ótimas candidatas para a eleição dos Conselhos Tutelares da Zona Norte e da Zona Sul. Todavia, em nome da democracia, dispomos abaixo a relação dos outros candidatos também, para que todos possam procurar saber sobre os demais caso desejem.
Nos links abaixo você encontra os arquivos em pdf com os nomes e números de todos os candidatos aos 4 Conselhos Tutelares de Natal, assim como os locais de votação.
Veja qual é o conselho de sua região e escolha em quem votar:
Lista de Candidatos por Conselho Tutelar de cada região
Lista dos Locais de Votação
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, existente em regiões da cidade, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Quem são os Conselheiros Tutelares?
São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.
Conheça as principais atribuições do Conselho Tutelar
Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.
Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.
Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões.
Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a familia e tratamento especializado.
Assessorar a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e juventude.
Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. Incluir no programa de auxílio, orientação e tratamento de alcoólatras e toxicômanos.
|