domingo, outubro 28, 2007

Estudar sobre o Templo

Publicação em prol da Caravana
multi-estaca do M.A.S.
ao Templo de Recife no dia 2/11/2007
Parte II


A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é, além de muitas outras coisas louváveis, uma igreja de preparação, estudo e serviço. Antes de ir ao Templo é preciso entender o significado de estar lá. É necessário estudo, jejum e oração.
Caso seja sua primeira visita à Casa do Senhor, comumente você ouvirá que lá somos ensinados pelo Espírito e que não deve se preocupar com nada além de buscar a tranqüilidade e o espírito de oração. Todavia, defendemos que, além disso, a leitura a respeito do Templo pode tornar sua primeira ida ao Templo uma experiência ainda mais maravilhosa.
Além das santas escrituras, existem outras literaturas que podem ajudar significativamente na preparação daquele que vai ao Templo seja pela primeira vez, seja para fazer o trabalho por seus ancestrais. O livro "Casa de Glória" de S. Michael Wilcox se destaca e deve ser buscado como leitura complementar por todo aquele que deseja freqüentar a casa do Senhor. Além desse, existem muitos outros, como também os livretos "Preparação para entrar no Templo sagrado", "Guia para pesquisa - Centro de História da Família", entre outros que podem ser indicados por seu bispo.
É preciso entender o objetivo principal a ser realizado naquele lugar sagrado e, principalmente buscar fazer de nossa visita à Casa do Senhor a mais rica possível. Ou seja, realmente uma oportunidade para realizar aquilo que o Senhor espera de nós ali. Nada será mais recompensador. Além da alegria por estar cumprindo os mandamentos do Pai, tais serviços dedicados no Templo trarão fortaleza espiritual e bênçãos, além de uma vida muito mais próxima ao Salvador.

"[Os] templos são, indubitavelmente, únicos entre todos os edifícios. ( . . . ) São lugares de convênios e promessas. Em seus altares, ajoelhamo-nos perante Deus, nosso Criador, e são-nos prometidas bênçãos infinitas." (Gordon B. Hinckley, "Teaching of Gordon B. Hinckley, 1997, pp. 632­633.)


"A maior responsabilidade que Deus depositou sobre nós neste mundo é a de buscar nossos mortos". (Joseph Smith, "History of the Church", 6:313.)


"Se houver mais trabalho do templo feito na Igreja, haverá menos ( . . . ) egoísmo, menos ( . . . ) contendas, menos ( . . . ) desprezo uns pelos outros. Toda a Igreja será progressivamente elevada a níveis mais altos de espiritualidade, [amor ao próximo e obediência aos mandamentos de Deus"]. (Gordon B. Hinckley, "Teachings", p. 622.)



"O templo é uma escola onde aprendemos as coisas de Deus que são boas e sagradas". (Teachings of Gordon B. Hinckley, p. 635.)



"A obra realizada no templo provoca tanta resistência por ser fonte de poder espiritual para os santos dos últimos dias". (Boyd K. Packer, "O Templo Sagrado", A Liahona, junho de 1992, p. 23.)

"Nos momentos mais inesperados, dentro ou fora do templo, receberemos, por revelação, a solução dos problemas que afligem [nossa vida]. ( . . . ) [Ele] É um lugar em que provavelmente receberemos revelações". (Élder John A. Witsoe, "Temple Worship", The Utah Genealogical and Historical Magazine, abril de 1921, pp. 63-64.)


Leia também na internet:
Artigo "O Templo Sagrado" do Élder Boyd K. Packer
Artigo "Qual É a Finalidade desses Templos?" do Presidente Gordon B. Hinckley
Artigo "Preparação Pessoal para as Bênçãos do Templo" do Élder Russell M. Nelson


*Imagens dos Templos de Recife, Porto Alegre, São Paulo, Provo, Okland, Toronto e Idaho Falls. Veja mais em Templos s.u.d. (lds) em todo o mundo